Emagrecer de forma saudável é o objetivo de muitas pessoas que iniciam o processo de emagrecimento, entretanto, muitas pessoas têm que lidar com uma dieta extremamente restrita, sem nenhum tipo de acompanhamento médico. 

O endocrinologista é o médico responsável  por cuidar de todo o funcionamento hormonal do nosso corpo, além de diagnosticar e tratar doenças que envolvem distúrbios hormonais. Geralmente, o endocrinologista é procurado para ajudar aqueles que não conseguem emagrecer devido a alguma deficiência hormonal. 

Acompanhe, a seguir, algumas dicas de um médico endocrinologista sobre como emagrecer de forma saudável.

O que é ser saudável?

No passado, ser saudável estava relacionado apenas a não ter doenças, mas atualmente, a Organização Mundial da Saúde (OMS), define saúde como um conjunto de fatores como alimentação, exercícios, bem-estar social e econômico.

Ter uma vida saudável requer atenção em vários aspectos dela e não somente na alimentação, busque praticar exercícios físicos e cuidar da sua mente. Muitos distúrbios alimentares estão relacionados a uma psique com problemas. 

Quais são os tipos de dietas mais saudáveis?

A revista americana Us News & World Report, reuniu um grupo de 24 especialistas que lidam com dietas, perda de peso e obesidade e realizou um estudo que analisava quais eram as dietas mais saudáveis. A publicação aconteceu em 2021 e trouxemos algumas dietas que trazem bons resultados para você conhecer, confira:

Dieta Mediterrânea: A dieta mediterrânea é baseada no consumo de alimentos frescos e naturais como azeite, frutas, legumes, cereais, leite e queijo, sendo necessário evitar produtos industrializados. 

Dieta DASH: A dieta dash é um plano de alimentação que tem como objetivo principal ajudar a diminuir a pressão arterial. Nessa dieta é estimulado o consumo de vegetais, frutas e grãos integrais.

Dieta Flexitariana: A dieta flexitariana engloba aquelas pessoas que geralmente consomem uma dieta vegetariana mas que, ocasionalmente, comem algum tipo de carne. Ela ficou empatada na análise feita pela revista. 

Dieta Macrobiótica: A macrobiótica apresenta-se, além de uma dieta, como uma filosofia de vida espiritual e social. Essa dieta enfatiza a importância do consumo de cereais integrais, legumes e leguminosas, e dá ênfase à atividade física.

Dieta Cetogênica:  A dieta cetogênica é um tipo de dieta caracterizada pela eliminação de alimentos ricos em carboidratos, como pão e arroz, e aumento do consumo de alimentos ricos em gorduras boas e proteínas. 

Dicas completas de emagrecimento saudável

Quer emagrecer, mas não sabe por onde começar? Veja oito dicas de emagrecimento listadas por mim, Dr. Sidney Senhorini: 

1- Não faça uma dieta sem orientação profissional 

Não comece nenhum tipo de dieta por conta própria. É muito importante que antes de iniciar uma dieta alimentar, você faça exames e receba orientações profissionais.

Para um emagrecimento saudável, você precisa de um grupo de profissionais focados na sua saúde, nutricionista, nutrólogos, endocrinologistas e personal trainer são algumas das profissões que são capazes de orientar, em conjunto, uma pessoa que deseja emagrecer.  

2- Não é porque tem fitness no rótulo que é saudável

Devido às estratégias de marketing das indústrias alimentícias, muitos produtos começaram a carregar no rótulo a palavra fitness, porém muitos deles acabam enganando o consumidor.

O mais indicado é olhar a lista de ingredientes do alimento. Os ingredientes que aparecem no topo da lista são os que estão mais presentes, e os últimos, estão em menor quantidade. 

3- Pratique atividade física e cuida da mente

Uma das dicas de emagrecimento é praticar atividade física. Se você nunca praticou nenhum esporte, comece com caminhadas e alongamentos e evolua conforme se sentir confortável.

Respeite os limites do seu corpo, e sempre alimente-se antes de qualquer atividade física.  

4- Consuma mais leguminosas

Um estudo realizado por cientistas da Universidade de Bergen, na Noruega, afirmou que o consumo de leguminosas e a diminuição do consumo de carne vermelha, pode acrescentar até 13 anos na expectativa de vida. 

As leguminosas possuem uma grande variedade, sendo elas: amendoim,  grão-de-bico, ervilha, fava, feijão, lentilha, soja, entre outras. 

5- Não coma rápido

Quando se come rápido a primeira fase do processo digestivo, que começa na mastigação, é prejudicada, além disso, comer rápido pode gerar o aumento de peso, uma vez que o cérebro demora cerca de 20 minutos para processar que o estômago está cheio.

Coma em um local calmo e sem barulho, corte os alimentos em pedaços menores e mastigue cerca de 20 a 30 vezes o alimento. 

6- Beba água e corte o refrigerante e bebidas derivadas

Se você tem mania de matar sua sede com qualquer outra bebida que não seja água, saiba que isso está errado. 

A água é a bebida ideal. Não possui calorias, não requer digestão e oferece exatamente aquilo que o organismo requer. Sucos também são boas fontes de nutrição, mas muitas vezes acabam sendo calóricos demais para algumas dietas. 

No caso de refrigerantes – mesmo sendo diet ou sem açúcar–  não oferecem nenhum benefício para a saúde, pois para substituir o sabor doce da bebida, vários adoçantes artificiais são adicionados. 

7- Coma de tudo, em poucas quantidades

A premissa da alimentação saudável é comer de tudo, mas não tudo. O nosso organismo foi desenvolvido para ingerir, transformar em energia, qualquer tipo de alimento. 

Dietas muito restritivas acabam gerando uma carência nutricional, além de serem muito difíceis de seguir, dificultando o processo do emagrecimento saudável.

8- Procure um médico endocrinologista

Caso você esteja fazendo dietas e não veja nenhum resultado, o seu problema pode ser resolvido por um médico endocrinologista

O endócrino pode auxiliar no processo de emagrecimento saudável quando a pessoa possui algum tipo de problema hormonal que dificulta a perda do peso ou, até mesmo o seu ganho. 

Dica Bônus: Venha conhecer o novo Desafio Cetogênico e todos os seus benefícios!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *