A obesidade é um problema grave no mundo inteiro e pode começar em qualquer idade, ela é derivada de inúmeros fatores, especialmente a introdução inadequada de alimentos e distúrbios de comportamento alimentar.

De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde) a obesidade é uma doença crônica caracterizada pelo acúmulo de gordura corporal e segundo o IBGE, o Brasil possui um enorme número de pessoas obesas, ou seja com o IMC acima da média.

Pensando nestes dados alarmantes, separei neste artigo os principais riscos da obesidade para a sua saúde que você precisa ficar atento:

Hipertensão

As chances de uma pessoa obesa ter a pressão alta é enorme, inclusive, esse é um dos primeiros fatores de risco.

A doença é caracterizada pela força que o sangue faz contra as paredes das artérias quando o coração bombeia o sangue, se ela permanece muito tempo elevada, pode ocasionar doenças cardíacas, como o AVC, por exemplo.

Muitos obesos que perdem peso tem sua pressão arterial normalizada e não precisam mais usar medicamentos, isso mostra como o armazenamento de gordura corporal pode ser prejudicial a saúde.

Diabetes tipo 2

Se você pensa que a diabetes é apenas pelo uso exagerado do açúcar, está redondamente enganado!

A diabetes está associada a má alimentação em geral, sobretudo excesso de carboidratos simples e o ganho de peso.

A glicose no sangue fica elevada quando o organismo metaboliza os alimentos, e depois é levada para as células do corpo que, por sua vez, necessita da insulina para transformar essa glicose em energia.

O organismo de pessoas com diabetes tipo 2, não usa a insulina de modo adequado, com o passar do tempo, o corpo não consegue mais produzir a insulina necessária para controlar os níveis de açúcar no sangue.

A diabetes reduz o tempo de vida, pois a longo prazo, ela pode levar a cegueira, doença arterial e doença renal, e o mais alarmante é que estudos apontam que a maioria das pessoas com essas doenças, estão acima do peso!

Aliás, confira também o nosso artigo sobre os 10 motivos para controlar o uso de açúcar na sua alimentação para saber mais sobre como o açúcar pode se desenvolver no nosso corpo.

Apneia do sono

A Síndrome da Apnia Obstrutiva do Sono (ou SAOS), é uma doença crônica que obstrui parcialmente ou totalmente as vias respiratórias, podendo a pessoa ficar sem respirar enquanto dorme.

Um dos sintomas dessa doença é o famoso ronco, que está presente na vida de uma grande maioria das pessoas que possui como o principal fator de risco, a obesidade.

Aterosclerose

A Arteriosclerose é uma doença degenerativa que endurece as artérias que levam o sangue e o oxigênio do coração para o restante do corpo. Essa condição faz com que o fluxo de sangue seja prejudicado e cause problemas na circulação, ocasionando doenças renais e cardíacas como os temíveis infarto e AVC.

Trombose

Nos riscos da obesidade citados acimas, já tivemos uma boa ideia de que os problemas relacionados a circulação sanguínea são vários, e podem começar desde um simples problema de varizes até uma trombose profunda da veia.

A trombose acontece quando há formação de coágulo sanguíneo nas veias profundas localizadas no pé, pelve, braço ou coxa, onde um grave problema é que esse coágulo pode ir até os pulmões e formar o embolismo pulmonar, condição que pode levar uma pessoa a óbito rapidamente.

Colesterol e Triglicerídeos Alto

Acredito que não seja novidade que um dos riscos que a obesidade envolve, seja o Colesterol e o Triglicerídeos alto, não é mesmo? O que infelizmente muitas pessoas acabam ignorando, é que estes fatores aumentam os riscos de AVC e infarto, pois limita o fluxo de sangue ao corpo.

Álcool e genética também são uns dos fatores de risco para o aumento destas taxas no sangue.

Redução da Expectativa de Vida

Em suma, pode-se dizer que entre as doenças citadas acima sobre os principais riscos da obesidade, a maioria apontam para um possível infarto ou AVC (Acidente Vascular Cerebral), ou seja, doenças cardiovasculares já que a obesidade afeta, e muito, a função do sangue no corpo.

Obesidade não é uma questão qualquer, segundo uma pesquisa divulgada pela Revista Médica ” The Lancet”, pessoas obesas possuem uma redução na expectativa de vida de até 10 anos! Além disso, já está mais do que comprovado, pelo mundo inteiro que as doenças crônicas acometem mais os indivíduos que estão acima do peso, por isso, existe uma mobilização mundial para tratar e prevenir a doença.

Verificando também as 5 sacadas para começar uma dieta com o pé direito, você pode começar a ter controle do seu peso hoje!

A obesidade pode ser contornada e a sua prevenção se baseia em pequenas mudanças de hábitos e estilo de vida, como a ingestão de alimentos mais saudáveis, menos industrializados, bem como a prática da atividade física.

Gostou do artigo? Compartilhe com as pessoas para que nosso conteúdo posso alertar e prevenir mais pessoas! Se tiver alguma dúvida comente para que eu possa te ajudar!

Cuide hoje do que importa: sua saúde!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *