Uma dieta low carb quando feita de maneira correta, não busca excluir os carboidratos da alimentação, mas sim reduzir a quantidade de carboidratos ingeridos de uma forma segura, que não traga consequências negativas à saúde.

A orientação em uma alimentação convencional é que 50 a 55% do que é ingerido no dia seja carboidrato. Já nos métodos low carb quando executado de maneira segura, os carboidratos devem compor entre 45% a 40% do que é consumido em um dia.

Uma alimentação com restrição de carboidratos podem contribuir muito para pessoas que necessitem uma alimentação com baixo índice glicêmico.

Outra vantagem dessa dieta, é que ela contribui para o emagrecimento saudável ao sugerir que a alimentação priorize os carboidratos de baixo índice glicêmico. Isto porque o carboidrato contem uma alta quantidade de glicose (açúcar), que será utilizada pela célula para obter energia.

Sendo assim preparamos uma pequena lista de alimentos que mesmo combinados, podem ser a base de uma dieta low carb:

 

Verduras e legumes

Mais recomendados: Abobrinha, brócolis, rúcula, chuchu, cebola, cereja, cogumelos, tomate, berinjela, pepino, espinafre, couve, vagem, agrião, pimentão, alface, acelga, chicória, alho-poró, aipo.

 

Frutas

Mais recomendadas: Abacate, morango, pêssego, melão e coco.

 

Proteínas

Mais recomendadas: O ideal são proteínas mais magras, como peixes e aves sem pele, carnes magras como patinho, filé mignon, alcatra, leites desnatados e queijos brancos.

 

Gorduras

Mais recomendadas: azeite, oleaginosas (castanhas) e abacate.

Lembramos que proteínas como carnes gordurosas e embutidos como presunto, bacon, linguiças e salames, por mais que não tenham uma grande quantidade de carboidratos, devem ser evitados, pois possuem uma alta concentração de gorduras saturadas.

 

Restrição à dieta

A dieta low carb não é indicada para alguns grupos de pessoas, como aqueles que sofrem de insuficiência renal, cardíaca ou hepática e diabetes, que neste caso não devem segui-la, salvo por recomendação médica.

Atletas e praticantes de atividades físicas também devem consultar um nutricionista para realizar a avaliação antes de iniciar uma dieta de restrição de carboidratos.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *