Chegamos a uma das épocas mais esperadas do ano, o verão. Férias, confraternizações, passeios, atividades ao ar livre, tudo é convidativo para vivenciarmos momentos como esses.
Porém, nessa época fantástica de altas temperaturas, fazem com que o nosso corpo peça socorro, já que o mesmo é formado por 70% de água, e durante esse período do ano, transpiramos muito mais, perdendo líquidos e sais minerais essenciais ao organismo, mas não temos o hábito de repor a água e nutrientes perdidos, causando um problema que pode se tornar muito sério: a desidratação.
A desidratação ocorre quando o organismo perde mais água do que é ingerido. Nós perdemos água em diversos momentos de nosso dia como através do: suor, urina, fezes, respiração, entre outras atividades.
Além da perca de importantes nutrientes, como os sais minerais, a desidratação faz com que um importante processo no nosso organismo seja comprometido, o de regular a temperatura corporal.
Quando o corpo está pedindo socorro:
Existem alguns sinais que indicam que a pessoa já está em processo de desidratação, são eles:
- Prisão de ventre;
- Dores de cabeça;
- Pele seca;
- Boca seca;
- Tonturas;
- Cansaço;
- Diminuição na produção de urina.
Algumas pessoas, principalmente crianças e idosos, são mais suscetíveis a estes riscos, dessa forma, devemos estar atentos a estes grupos de pessoas.
Como manter o corpo hidratado?
Tome bastante água
Parece óbvio, mas as pessoas se esquecem de beber água. Além de manter o organismo hidratado, a água ajuda a digerir e absorver alimentos com mais facilidade. A água também diminui a densidade do sangue, ajuda a desinchar o corpo, regula a temperatura, reduz infecções, evita a celulite e desintoxica.
Água de coco
Além de refrescante e deliciosa, é rica em sais minerais e nutrientes. Em 100 ml apresenta cerca de 250 mg de potássio (a porcentagem total das necessidades diárias) e 105 mg de sódio (metade do valor recomendado por dia), além de boas doses de cálcio, magnésio e vitamina C.
Alimentos ricos em água
Alimentos como melancia, que em sua composição tem 90% de água são excelentes! Outros como o pepino, tomate, laranja, além de muito saudáveis e deliciosos, ajudam na hidratação do corpo.
Isotônicos
Estes alimentos industrializados foram desenvolvidos para repor com mais eficiência os nutrientes perdidos principalmente após atividades esportivas. Consuma com parcimônia.
Chá e café
Sim, o cafezinho também ajuda hidratar, mas lembre-se de tomar com moderação. Quanto aos chás, prefira consumir os gelados, eles têm todos os benefícios da bebida quente e uma dose extra de refrescância. Para hidratar, uma ótima escolha é o chá verde, que também é antioxidante, aumenta a energia e ajuda a queimar gordura.
Sorvete
Sorvetes são uma delícia, muito refrescante para os dias de verão, e quem diria, tampem são ricos em água. Dê premência aos picolés de frutas. Mas como todo alimento rico em açúcar, consuma com moderação.
Alguns cuidados
No verão, muitas pessoas não abrem mão da cervejinha, que se consumida de maneira moderada pode até ajudar na hidratação, já que ela é composta de água e contém muitos nutrientes. Porém, se a dose for exagerada teremos o efeito contrário, já que o álcool causa desidratação.
Cuidado também com os refrigerantes! Eles não têm nenhum nutriente, contém muito açúcar e mesmo os light e diet, contém uma grande quantidade de aditivos químicos que não são nada saudáveis. Não use o refrigerante para hidratar! Quando estiver com sede, tome água, ou no máximo, um suco natural de frutas.
Siga estas dicas e tenha um verão fabuloso!
Confira também: 10 dicas para não se arrepender das festas de fim de ano